Mantis
Fundada por Philippe Cazer e Frédéric Winkler, a DCW Éditions é uma marca francesa dedicada à reedição de alguns dos mais bonitos clássicos do design do século XX: “objectos que são companheiros na nossa vida quotidiana, fiáveis, honestos, cuidadosamente pensados e fabricados na perfeição”. Para além da colecção de iluminação Lampe Gras e da cadeira Surpil, entre outros, a DCW Éditions apresenta os esculturais candeeiros Mantis, desenhados por Bernard Schottlander em 1951.
Nascido na Alemanha em 1924, mas tendo ido para Inglaterra no início da Segunda Grande Guerra como refugiado judeu, Schottlander aprendeu a soldar e estudou escultura após ter estado ao serviço do exército britânico na Índia.
Descrevendo-se como um “designer para interiores e um escultor para exteriores”, Schottlander era um admirador confesso do trabalho de Alexander Calder, expressando de igual modo nas suas criações o movimento e formas orgânicas pelos quais o artista americano ficou conhecido.
Reflectindo essa mesma elegância e leveza, a colecção Mantis destaca-se pelo engenhoso sistema de contrapesos e pelas finas, mas robustas, barras de metal flexíveis. Fazendo um jogo visual entre balanço e desequilíbrio, no qual o simétrico e assimétrico estão em oposição, os candeeiros desenhados por Schottlander transmitem uma rara poesia através do design e são certamente uma das mais brilhantes criações que já vimos. Disponíveis por encomenda na Domo.
Bianca
Desenhado pelo sueco Matti Klennel, o candeeiro Bianca da Fontana Arte é uma agradável surpresa após inspecção mais cuidada. Desejando contrariar a banalidade dos muitos globos iluminados existentes no mercado, a colecção Bianca destaca-se pela bonita forma equilibrada e pelos pequenos sulcos presentes na superfície do vidro soprado de tom leitoso, como pequenas marcas na neve acabada de cair. Exaltando a beleza do vidro através de uma complexa técnica de produção e fornecendo uma iluminação acolhedora, o Bianca está disponível em versão de mesa, pé, suspensão e parede e pode ser encontrado na Domo por encomenda.
Fornasetti
A Fornasetti é um caso único no mundo da decoração, do design e da arte. Uma tradição familiar que passou de pai para filho tem vindo desde há muito a surpreender pela ironia, ecletismo e atenção ao detalhe. Desde a colecção ‘Tema & Variazioni’, onde o rosto da cantora de ópera Lina Cavalieri tem sido repetido nas mais diversas aplicações, ao mobiliário, complementos e acessórios para a casa, a Fornasetti é uma marca de referência por continuar a visão única de Piero Fornasetti através dos olhos do seu talentoso filho Barnaba. Tudo disponível na Domo!
“O meu pai era uma pessoa única, um génio”, referiu Barnaba Fornasetti num documentário francês, acrescentado: “o meu pai era duro, autoritário, dificil, mas ao mesmo tempo era irónico, tinha um humor muito britânico, e eu quero perpetuar essa tradição. Penso que o meu pai inventou uma nova técnica artistica, começou a recolher imagens de todo o mundo, de várias épocas, era um verdadeiro coleccionador de imagens, retirava-as de revistas e de livros, alguns de grande valor, mas tirava na mesma”.
Monkey Lamp
Nada poderia ser melhor do que um macaco para desejar um excelente ano de 2016 a todos os nossos amigos, clientes e fornecedores! Por ocasião do ano do macaco no calendário chinês, apresentamos este original candeeiro da Seletti para o novo ano. Desenhado por Marcantonio Raimondi Malerba, o Monkey Lamp espelha na perfeição a vocação do seu criador em cruzar arte e design, bem como a recorrente referência à natureza e imaginação infinita.
“Nunca desisto da ironia, a ironia é um assunto sério. Se uma boa ideia é divertida, não resisto em realizá-la”, Marcantonio.
Lunaire
Numa época em que já se inventou quase tudo, o candeeiro Lunaire da Fontana Arte continua a surpreender. Criado em 2013 por Ferréol Babin e recebido uma menção honrosa nos prémios Red Dot no ano seguinte, este surpreendente aplique de parede replica o fenómeno de um eclipse através do movimento do disco frontal que possui a fonte de luz, estando colocado dentro de um grande difusor côncavo. Dois efeitos são possíveis dependendo como o disco está posicionado, iluminando a parte posterior do candeeiro quando está fechado no sentido da parede, ou dando luz frontalmente caso esteja aberto. Alterando o efeito de luminoso e o ambiente circundante facilmente, o Lunaire assume ainda um forte elemento escultural através da sua forma inconfundível, estando disponível em diversos acabamentos, incluindo a versão dourada disponível na loja.