Cyborg

As combinações de materiais são algo cada vez mais comum, no entanto a cadeira Cyborg da Magis é particularmente única pela combinação muito original entre o assento em policarbonato e costas em palinha, contraplacado, tecido ou madeira maciça. Desenhada por Marcel Wanders, esta cadeira apresenta ainda mais uma versão com costas em vime, definitivamente a nossa favorita. Inspirada pelo termo ciborgue, criado pelo cientista Manfren Clynes, a cadeira da marca italiana adapta ao mundo do design a noção de uma fusão entre a mente e a matéria, entre componentes orgânicos e sintéticos, simplesmente perfeita!

Rabari

Se existe marca de tapetes que nos deixa sempre surpreendidos é a Nanimarquina. A colecção Rabari, desenhada pela dupla Doshi Levien, é especialmente apelativa por reinterpretar as tapeçarias tribais indianas de uma forma contemporânea e elegante. Reconhecidas pela cor exuberante e forte grafismo, as tapeçarias da tribo Rabari, que habita na região de Kutch, serviram de inspiração aos designers para desenvolver uma alegre e refrescante linha de tapetes repletos de bonitos tons e formas que evocam a rica cultura desta comunidade. Manufacturados por um grupo de artesãos, especialistas a bordar à mão, os tapetes apresentam composições 'expontâneas', como se tivessem decorrido do improviso e liberdade da criação manual, resultando em peças irreverentes e únicas, perfeitas para trazer um pouco mais de cor ao Verão que aí vem!

Sherman 93

Seguindo as pisadas do modelo Sherman mais espaçoso, a versão estreita com 93 cm é igualmente elegante, confortável e intemporal. Desenhado por Rodolfo Dordoni para a Minotti, o Sherman 93 é perfeito para ambiente mais acolhedores ou simplesmente para quem gosta de estar sentado de forma mais vertical. Disponível com base em alumínio polido ou pintado preto e com capas em tecido ou pele, o Sherman 93 é sem dúvida uma das peças que incorpora melhor a noção de sofisticação e qualidade da Minotti.

Switch

Desenhado por Oki Sato, mais conhecido por Nendo, o Switch desafia os nossos gestos quotidianos ao retirar o interruptor do fio do candeeiro. De forma elementar e eficiente, o designer japonês criou um gesto inventivo para ligar e desligar o Switch, rodando o seu difusor, dando uma dupla função a este elemento que se apresenta sempre estático na maioria dos candeeiros. Com a sua forma simples, a fazer lembrar um clássico dos arquivos da Oluce desenhado por Paolo Caliari nos anos sessenta, o Switch está disponível na versão de mesa e de pé nos acabamentos preto, branco e dourado.

Lawrence

Uma das características mais notáveis do trabalho de Rodolfo Dordoni é a capacidade de associar design intemporal de grande simplicidade a materiais de qualidade, e a poltrona Lawrence da Roda materializa isto na perfeição. Inspirada nas típicas cadeiras dobráveis de campismo ou de pesca, a prática poltrona de linhas essenciais eleva este tipo de mobiliário através de uma elegância subtil conseguida através da escultural base metálica pintada, do canvas impermeável e pormenores em pele. Disponível em tom areia ou verde, a Lawrence é ideal para espaços interiores e exteriores.

Surpil

A necessidade é mãe de todas as invenções e a cadeira Surpil é o perfeito exemplo disso. Desenhada em 1927 pelo inventor francês Julien-Henri Porché, a cadeira veio oferecer um novo tipo de mobiliário metálico para espaços públicos. Para além da robustez, a cadeira era especialmente funcional para época ao ser empilhável, facilitando a tarefa de arrumação no final do dia nos restaurantes e cafés. Tendo sido o primeiro a utilizar o tubo de aço em França, Julien-Henri Porché foi aclamada na época como uma peça de referência, utilizada em projectos do arquitecto Robert Mallet-Stevens, pelo Ministério da Marinha e na Place de la Concorde. Actualmente reeditada pela DCW Éditions, a Surpil é a cadeira perfeita para espaços públicos ou domésticos pelo seu design intemporal.

Container Bodhi

Que a Moooi é original em todas as suas criações já todos sabemos, no entanto esta mesa desenhada por Marcel Wanders é especialmente surpreendente pela sua original base. Tendo como referência a linha Container - na qual um vasto conjunto de bases pode ser conjugado com outros tantos tampos - a mesa Container Bodhi destaca-se pela sua acolhedora base em madeira, que se assemelha a um barril tradicional, e pelo suave tampo em linóleo. Perfeita!

Couture

Apresentada recentemente em Milão, a poltrona Couture da BD Barcelona materializa na perfeição o conceito da marca espanhola, que se tornou um ponto de encontro entre design e arte. Desenhada pela dupla franco-sueca Emma Marga Blanche e Fredrik Färg, a poltrona destaca-se pela imagem única, mas essencialmente pela forma inovadora como foi construída. Quebrando com as tradicionais técnicas de tratar madeira, a poltrona utilizada uma forma única desenvolvida pelos designers, no qual o contraplacado é cosido com uma máquina de costura industrial, criando um padrão orgânico, que se assemelha ao crescimento da madeira. Sendo o resultado da fusão entre poesia e design, trabalho manual e mecânico, a poltrona Couture é uma peça verdadeiramente especial!

couture2.jpg

Copper

Celebrando o décimo aniversário, a linha Copper da Tom Dixon foi refrescada na última feira de Milão através da apresentação de novos modelos. Destacando-se pela superfície espelhada em cobre, a linha de candeeiros possui agora mais dois formatos para além do esférico, um alongado na vertical e outro na horizontal, como se o primeiro modelo redondo tivesse sido esticado ou esmagado, permitindo que colonize novas áreas da casa como corredores estreitos ou espaços com tectos mais baixos!

Cinemascope

As criações de Philippe Starck são usualmente extravagantes, mas a sua última criação para a Driade destaca-se pelo declarado conforto. Tal como a maioria das suas analogias teatrais, a Cinemascope partiu da ideia que “se todos os presidentes e reis no mundo tivessem uma poltrona confortável como esta, podem imaginar como as suas ideias, conversas e decisões mudariam? A Cinemascope é a poltrona que pode salvar o mundo,” refere Starck com ironia. Devido ao seu assento largo e confortável, mecanismo de baloiço e design intemporal, a nova poltrona da Driade é definitivamente uma peça essencial em qualquer sala, escritório ou espaço de relaxamento e contemplação!