A antiguidade nunca deixou de inspirar os artistas contemporâneos ...
O designer italiano Marcantonio imaginou a colecção Memorabilia Mvsevm da Seletti como um conjunto de estátuas antigas de mármore que chegaram até nós numa forma fragmentada. Estas reproduções em porcelana de partes do corpo humano são inspiradas pelas obras dos maiores escultores italianos: Miguel Ângelo, Bernini, Canova… Um olho, uma mão, uma boca, um nariz … os vários fragmentos são apresentados como verdadeiras esculturas acabadas com extraordinária força expressiva.
Na sua forma fragmentária, a antiguidade oferece uma representação original e quase surrealista do corpo humano, reduzida ao detalhe e liberta do cânone clássico das proporções. Despojado dos seus atributos iconográficos, o fragmento já não oferece ao nosso olhar a antiguidade na sua glória, mas um vestígio obsessivo de vida. Perfeito na sua forma, o fragmento encontra assim a sua autonomia, desliga-se da figura de onde provém, torna-se uma obra completa. São imagens que transcendem os tempos e traduzem o valor eterno da obra de arte. Evocar uma escultura através da sua fragmentação é também e sobretudo evocar a sua parte em falta.
Estes pedaços de corpos separados estimulam a imaginação e convidam-nos a recompor o universo de onde provém o fragmento, a recompor a obra completa.