String Light

Os candeeiros String são uma autêntica ode à simplicidade, mas simultaneamente são extremamente poéticos. Tirando partido do fio, algo normalmente relegado para segundo plano, o candeeiro desenhado pelo cipriota Michael Anastassiades para a Flos assume uma ligação íntima com o espaço onde está instalado através dos seus tensores a percorrer as paredes e tectos, criando longas linhas negras até ao difusor triangular ou esférico.

“Cada vez que ando de comboio, sento-me à janela e observo uma série de fios perfeitamente paralelos a ligar pilares, quando nos movemos a alta-velocidade. Adoro o forma como dividem a paisagem e como esferas são ocasionalmente entrelaçadas em intervalos regulares. Também adoro, nas culturas mediterrâneas, como fios de luzes são esticados entre postes para marcar um espaço exterior para iluminar uma festa na praça de uma vila. E finalmente, gosto como a ingenuidade humana resolve os problemas criados diariamente na casa (como interruptores e tomadas) que outros escolheram posicionar em locais onde não os queremos.”

Orson

Quando falamos da Roda, todos os adjectivos são poucos para descrever o design intemporal, qualidade e elegância da sua colecção de mobiliário de exterior. A espreguiçadeira Orson simboliza tudo isto, sendo especialmente apelativa pelas suas linhas harmoniosas e sinuosas, um misto de contemporâneo e clássico. Desenhada por Gordon Guillaumier, a Orson possui uma forte personalidade devido à sua estrutura robusta, suavizada pelo toque aveludado da madeira de teca. Reclinando em diversas posições, a espreguiçadeira é especialmente confortável, sendo perfeita para usufruir da primavera e verão que aí vêm.

Coupé

O emblemático designer Joe Colombo e a marca de iluminação Oluce são um duo inseparável na história do design italiano. Movida pelo desejo de homenagear Joe Colombo, que faleceu prematuramente em 1971, a Oluce, com a ajuda dos arquivos do designer tem vindo ao longo dos anos a reeditar os seus magníficos candeeiros. Uma das reedições mais marcantes foi a do Coupé, um elegante candeeiro de arco que de destaca pela beleza intemporal, funcionalidade e processo de fabrico complexo. Criado em 1967, este candeeiro de aspecto retro-futurista espelha o espírito inventivo de Colombo, mas igualmente a estética e mentalidade da época, marcada por um constante olhar optimista para o que o futuro reservava.
Um sucesso entre coleccionadores, apreciadores de design e um ícone do ambiente doméstico desde a sua criação, o Coupé está disponível na Domo!

Klara

Se existe peça que podemos utilizar a expressão ‘clássico do futuro’ é a poltrona Klara da Moroso. Desenhada por Patrícia Urquiola, a poltrona é simultaneamente funcional e decorativa, artesanal e contemporâneo. Fazendo uma homenagem aos clássicos do final do século XIX, produzidos em palhinha e a madeira moldada, a Klara apresenta uma forma orgânica e fluída, proporcionando conforto e uma imagem original. Apesar de estar disponível em diversas versões, a Klara é especialmente apelativa com costas em palhinha, produzidas manualmente através de uma técnica utilizada na região italiana de Friuli há mais de um século.

Bistrò & Mogambo

Seria impossível encontrar chapéus de sol mais bonitos do que os modelos Bistrò e Mogambo da Paola Lenti. Tendo recebido diversos prémios de design no ano passado, estes chapéus não poderiam ser melhor sugestão para animar qualquer espaço exterior, desde uma varanda com vista para o mar, em torno da piscina, no jardim ou até na praia. Enquanto o Bistrò com a sua forma de cupola e padrões revivalistas é especialmente apelativo pelo design original, o Mogambo oferece uma imagem mais tropical devido ao entrançado da copa do chapéu. Para além disto, ainda podem ser complementados por uma funcional colecção de poufs e mesas, simplesmente perfeitas para tornar estes no ponto de encontro para todo o Verão!

Heracleum

Inspirado pela planta do mesmo nome, o candeeiro Heracleum da Moooi é romântico e simultaneamente inovador ao utilizar LEDs como fonte de iluminação. Concebido pelo designer holandês Bertjan Pot, o candeeiro é especialmente apelativo pelo seu aspecto floral, delicado e imponente. As diversas pétalas rotativas em policarbonato, dispostas em pequenos galhos de arame adicionam um toque escultural e dramático, tão característico das criações da Moooi. Disponível em diversos tamanhos, o Heracleum é perfeito para colocar por cima de uma mesa, iluminar o balcão de um bar ou num lobby de um hotel.

Espreguiçadeira Extempore

A espreguiçadeira Extempore da Extremis é sem dúvida a peça perfeita para a Primavera e Verão que aí vêm. Ideal para colocar em torno da piscina ou no jardim, a espreguiçadeira de design intemporal destaca-se pela simplicidade, durabilidade e conforto, mas igualmente pela sustentabilidade devido à utilização racional da madeira, de origem controlada FSC. Produzida com materiais de alta-qualidade, a espreguiçadeira pode ser deixada no exterior todo o ano e para um conforto extra pode utilizar a almofada em tecido Sunbrella.

Mollina

Conhecidos pelos projectos de arquitectura e interiores, como as lojas da Brioni, a dupla Filippo Pagliani e Michele Rossi do estúdio Park Associati desenhou a cadeira Mollina para a Driade. De linhas curvilíneas e de grande leveza, a Mollina é uma cadeira intencionalmente transparente, discreta, mas igualmente escultural e marcante. Apresentando um design intemporal, a fazer lembrar as formas elegantes dos anos cinquenta e sessenta, a cadeira possui um toque marcadamente moderno através da original escolha de materiais, metal pintado nas pernas e poliuretano para a carcaça.

Mantis

Fundada por Philippe Cazer e Frédéric Winkler, a DCW Éditions é uma marca francesa dedicada à reedição de alguns dos mais bonitos clássicos do design do século XX: “objectos que são companheiros na nossa vida quotidiana, fiáveis, honestos, cuidadosamente pensados e fabricados na perfeição”. Para além da colecção de iluminação Lampe Gras e da cadeira Surpil, entre outros, a DCW Éditions apresenta os esculturais candeeiros Mantis, desenhados por Bernard Schottlander em 1951.
Nascido na Alemanha em 1924, mas tendo ido para Inglaterra no início da Segunda Grande Guerra como refugiado judeu, Schottlander aprendeu a soldar e estudou escultura após ter estado ao serviço do exército britânico na Índia.

Descrevendo-se como um “designer para interiores e um escultor para exteriores”, Schottlander era um admirador confesso do trabalho de Alexander Calder, expressando de igual modo nas suas criações o movimento e formas orgânicas pelos quais o artista americano ficou conhecido.

Reflectindo essa mesma elegância e leveza, a colecção Mantis destaca-se pelo engenhoso sistema de contrapesos e pelas finas, mas robustas, barras de metal flexíveis. Fazendo um jogo visual entre balanço e desequilíbrio, no qual o simétrico e assimétrico estão em oposição, os candeeiros desenhados por Schottlander transmitem uma rara poesia através do design e são certamente uma das mais brilhantes criações que já vimos. Disponíveis por encomenda na Domo.

Stampa

O inverno ainda não acabou, mas agora é o momento ideal para começar a pensar nos espaços exteriores, na forma de renovar o seu terraço ou jardim. Recentemente apresentada pela Kettal, a cadeira Stampa é a última criação dos irmãos Bouroullec para a marca espanhola e é uma excelente sugestão para o exterior (e interior) devido ao seu design intemporal e linhas suaves. Combinando diversas técnicas de fabrico com alumínio, a Stampa é uma cadeira única por conseguir transmitir uma imagem acolhedora a um material aparentemente frio como o metal. Disponível com as costas perfuradas ou fechadas, a Stampa é uma peça essencial para a próxima primavera e verão.

“Quando iniciámos a colaboração com a Kettal, a nossa primeira ideia era fazer uma cadeira em alumínio que fosse robusta e delicada simultaneamente. Uma cadeira que pudesse assumir a passagem do tempo.” Ronan & Erwan Bouroullec